Cenario Rural

O AGROTURISMO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL.

turismo-rural-4

Sempre que pensamos em turismo, a primeira coisa que imaginamos, são pessoas que se deslocam para viajar, passear, tirar férias e se divertir. Idealizamos que elas utilizam do seu tempo de lazer com alguma atividade agradável ou simplesmente aproveitando o ambiente. Porém existem vários conceitos do que seja Turismo.

 

Conceito de Turismo

 

O Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR define Turismo como uma atividade econômica representada pelo conjunto de transações, compra e venda de serviços turísticos efetuadas entre os agentes econômicos do turismo. Gerado pelo deslocamento voluntário de pessoas para fora dos limites de residência fixa, para exercer alguma atividade remunerada no local que visita (EMBRATUR, 1992).

Já o Ministério do Turismo – MTur, adota o conceito estabelecido na OMT: conjunto de atividades realizadas por pessoas durante suas viagens e estadias em lugares distintos do seu habitat natural por um período de tempo consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios e outros. Programa de Regionalização do Turismo: módulo operacional (MTur, 2007).

Ao aprofundar um pouco mais, analisando os seguimentos do turismo, encontramos duas denominações: Turismo Rural e Agroturismo.

O Turismo Rural é considerado como “todas as atividades praticadas no meio não urbano, que consiste de atividades de lazer no meio rural em várias modalidades definidas com base na oferta: turismo rural, agroturismo, turismo ecológico ou ecoturismo, turismo de aventura, turismo de negócios, turismo de saúde, turismo cultural, turismo esportivo, atividades estas que se complementam ou não” (GRAZIANO et al., 1998:14)

Já o Agroturismo, “é um segmento do turismo desenvolvido no espaço rural por agricultores familiares organizados, dispostos a compartilhar seu modo de vida, patrimônio cultural e natural, mantendo suas atividades econômicas, oferecendo produtos e serviços de qualidade, valorizando e respeitando o ambiente e a cultura local e proporcionando bem estar aos envolvidos” (GUZZATTI, 2003, p. 53).

 

Os princípios do agroturismo  para facilitar a busca por modelos e estratégias para fortalecer o desenvolvimento do setor.

 

  • A recepção dos turistas pelos agricultores familiares é parte integrante da atividade do estabelecimento rural;
  • Os agricultores familiares que recebem turistas desejam mostrar o seu trabalho e o ambiente onde vivem (contato com os animais, conhecimento sobre plantas, etc.);
  • A recepção e convívio do agricultor e sua família com o turista ocorre num clima de troca de experiências e de respeito mútuo;
  • O agroturismo deve praticar preços acessíveis;
  • O agroturismo se constitui num fator de desenvolvimento local, contribuindo para manter o meio rural “vivo” – demográfica, cultural e ambientalmente – com perspectivas de futuro para os seus jovens;
  • O agricultor garante a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos;
  • Os serviços de agroturismo são disponibilizados por habitações adaptadas, e oferece conforto, higiene e segurança;
  • Os serviços agroturísticos são planejados e organizados pelos agricultores familiares.

É preciso ressaltar que essa modalidade de turismo é moderna e profissional, sem perder a ruralidade. O turismo rural familiar valoriza o meio ambiente, a cultura local ocasionando o desenvolvimento, contemplando os setores econômicos e criação atividades comerciais alternativas. Com o objetivo de proporcionar a manutenção da população nos seus locais originais o turismo rural permite gerar empregos e tem o custo baixo.

 

O Benefício do Agroturismo para a Agricultura Familiar.

 

As atividades de agroturismo são benéficas para quem visita e também podem aumentar a consciência dos anfitriões, que passam a organizar melhor sua propriedade para assim receber os turistas. Ao adaptar sua propriedade com atividades atrativas para os visitantes, o produtor terá, consequentemente, geração de renda extra, além de ajudar na manutenção da natureza, uma vez que trilhas, rios e cachoeiras são algumas das atrações mais buscadas pelos turistas. O turismo rural se fortalece através da necessidade que o produtor de incrementar sua renda e agregar valor aos produtos. Os moradores urbanos desejam expandir o contato com a natureza, através do vida local, tradições e a curiosidade sobre as formas de produção dos alimentos. Em todo o mundo o turismo é um grande apoio para comunidades rurais, proporcionando empregos, auxiliando empresas rurais e protegendo o patrimônio natural e cultural.

O tema escolhido para a celebração do Dia Mundial do Turismo no ano de 2020 foi “Turismo e Desenvolvimento Rural”, e um dos objetivos do Ministério do Turismo foi promover uma reflexão sobre o ambiente fora dos centros urbanos e o papel que desempenham no tocante à preservação do patrimônio cultural e natural e para o turismo sustentável em tempos de coronavírus e pós-pandemia. O Dia Mundial do Turismo de 2020 enfatizou o papel que o setor desempenhará para ajudar as áreas rurais a se recuperar dos impactos da pandemia COVID-19 e a construir o futuro.

Para a retomada do turismo no Brasil, o Ministério do Turismo aposta no crescimento das viagens domésticas, de curta duração, onde as pessoas irão buscar o contato com a natureza, as atividades ao ar livre entre amigos e familiares, isso vai de encontro com a definição de turismo rural. A Organização Mundial de Turismo (OMT) declarou 2020 como o “Ano Internacional do Agroturismo e Turismo Rural”.

O turismo empodera comunidades rurais, oferece empregos e oportunidades, especialmente para mulheres e jovens. O turismo permite que as comunidades rurais mantenham seu patrimônio cultural e tradições únicas. O setor é vital para o habitat e as espécies ameaçadas de extinção. Este Dia Mundial do Turismo é uma chance de reconhecer que o turismo é capaz de construir um futuro melhor para todos.

Como vimos, 2020 marca o ‘Ano do Turismo e Desenvolvimento Rural‘, um tema partilhado com o Dia Mundial do Turismo deste ano. Adotar estratégias de planejamento através de ações e abordagem participativa das partes interessadas, a sustentabilidade do turismo no meio rural será bem-sucedida. As Recomendações da OMT sobre Turismo e Desenvolvimento Rural visam apoiar governos, setor privado e a comunidade no desenvolvimento do turismo em territórios rurais contribuindo para um desenvolvimento inclusivo, sustentável e adaptável.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *