Foi realizado no sábado, 10 de março, o evento de Produção Intensiva de Bovinos em Pastejo, na chácara santa Luzia, em Araguaina- To. Iniciou-se abordando o histórico da chácara santa Luzia e apresentação do sistema de produção.

Logo após abordou-se sobre manejo na adubação de pastagem, controle de plantas invasoras em pastagem e o manejo de pastagens para produção intensiva.

De acordo com os organizadores do evento, foram 170 participantes, um número muito bom para a pecuária em Araguaína, talvez um dos maiores públicos para esse tipo de evento.

Através de comentários de produtores e estudantes que participaram do dia de campo, todos afirmam que o evento atingiu o objetivo, pois foi abordado assuntos dentro da realidade, como o tema de manejo e conservação. Acredita-se que o objetivo principal foi atingido.

O coordenador do evento Professor Neuman, afirma que a experiência foi extremamente positiva, sendo o segundo evento de dia de campo realizado pela UFT. As expectativas para o próximo ano é que o dia de campo seja com mais estações, ocorrendo durante todo o dia.

Para que esses eventos possam ser realizados continuamente, é necessário a contribuição de empresas de iniciativa privada e do SEBRAE, para ajudar no custeio que requer para que o mesmo aconteça.

A importância desses eventos para a comunidade pecuarista serve de exemplo como troca de informações na liada do dia a dia, conhecimento de inovações tecnológicas presentes no mercado, sanar dúvidas, e sem contar no relacionamento com outros produtores e profissionais do ramo agropecuário.