O Brasil é reconhecido mundialmente como um país com alta carga tributária e burocrático para a realização de negócios. Na produção rural, os agricultores e pecuaristas se deparam constantemente com os inúmeros impostos diretos e indiretos que, muitas vezes, inviabilizam a atividade.

Compreender todos esses tributos que incidem sobre a atividade agropecuária não é tarefa simples. Para ajudar quem atua no agro a compreender alguns dos principais impostos, o Agro Carreira acaba de lançar uma série especial comandada pela advogada Fernanda Teodoro Arantes, coordenadora da área tributária do Mandaliti Advogados, mestre pela PUC/SP, professora do IBET/SP e Juíza do Tribunal De Impostos e Taxas do Estado de SP e do Conselho Municipal de Tributos do Município de São Paulo.

Inicialmente são dois cursos disponibilizados na plataforma Agro Carreira: “ITR – Imposto Territorial Rural” e “Teoria Geral do Direito Tributário”. “Os cursos são voltados a um público amplo que queira conhecer mais o Direito Tributário no Brasil”, conta.

Na série de cursos, temas como contribuição previdenciária, em especial o Funrural, também estarão disponíveis para os alunos. “A intenção é tratarmos de todos os tributos, federais, estaduais e municipais, aplicados ao agro”, afirma a instrutora.

O público-alvo é estudantes de Direito, recém-formados, advogados que queiram se aprimorar, pós-graduados, contadores, entre outros. Trabalhadores de empresas rurais e empresários do setor também podem realizar os cursos para conhecer melhor a tributação em seus próprios negócios.