Cenario Rural

Soja: Programa da Embrapa vai certificar produção de baixo carbono

175070

A Embrapa apresentou à Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) seu Programa Soja Baixo Carbono (SBC). Segundo a Embrapa, a proposta é criar em dois anos uma metodologia brasileira com base em protocolos científicos validados internacionalmente.

“A ideia é ajudar o produtor a certificar a soja que foi produzida com baixa intensidade de emissão de carbono”, disse o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.

O programa busca critérios para medir a contribuição de técnicas de manejo empregadas pelo produtor no cultivo de soja na mitigação de emissões de Gases de Efeito Estufa.

“Além de realizar o balanço das emissões dos gases, o SBC vai promover a conservação do solo e da água. Também como o uso racional de defensivos, o aumento da eficiência de uso de fertilizante e o incentivo ao uso de bioinsumos. Com isso, teremos redução de custos, do impacto ambiental e aumento de produtividade”, afirmou.

O presidente da comissão da CNA, Ricardo Arioli, disse que a certificação será voluntária, porém é preciso envolver “o máximo de produtores possíveis”. “Quantificar e expor a sustentabilidade da soja brasileira para o mercado internacional é um tema fundamental.

A construção da metodologia do Programa SBC envolverá diversos atores da cadeia produtiva da soja. Depois dessa etapa, vem o desenvolvimento de protocolos de certificação por meio de parcerias com órgãos certificadores reconhecidos internacionalmente.

 

Por Estadão Conteúdo

 

Fonte: https://agrinoticias.com.br/2021/06/10/soja-programa-da-embrapa-vai-certificar-producao-de-baixo-carbono/

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *