Cenario Rural

Conflito entre Israel e Irã Pode Afetar Preços de Fertilizantes no Brasil e no Mundo

fertilizantes

O recente agravamento do conflito entre Israel e Irã trouxe à tona novas preocupações para o agronegócio global, especialmente em relação ao mercado de fertilizantes. O Irã é atualmente o terceiro maior exportador mundial de ureia, com cerca de 4,8 milhões de toneladas por ano, e o sétimo maior de amônia anidra. Um eventual comprometimento da sua capacidade de produção ou exportação pode afetar diretamente a oferta global e, consequentemente, os preços praticados no mercado internacional.

Dependência Global e Sensibilidade Geopolítica

Segundo o analista Arlan Suderman, da consultoria StoneX, “qualquer interrupção nas exportações iranianas de fertilizantes, especialmente ureia e amônia, pode gerar instabilidade de preços”. A ureia, insumo essencial para o cultivo de grãos como milho e trigo, já vinha sendo cotada em alta devido à recuperação da demanda global pós-pandemia e à volatilidade no custo do gás natural, insumo base para sua produção.

Impacto Potencial no Brasil

O Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes que consome e é o quarto maior consumidor global de ureia. Segundo dados da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), em 2024 o país importou 7,6 milhões de toneladas de ureia, com destaque para origens como Rússia, Qatar e Irã. Com o aumento das tensões no Oriente Médio, a oferta global pode encolher justamente em um momento crítico de compras para a próxima safra.

Mercado Já Reage com Cautela

Os contratos futuros de ureia e amônia nos portos de Roterdã e do Golfo Pérsico já mostraram alta de 6,2% nos últimos cinco dias, refletindo o temor de sanções, bloqueios logísticos ou encarecimento do frete marítimo na região. Com isso, tradings brasileiras e cooperativas iniciaram a antecipação de compras, mesmo com preços ainda instáveis.

O episódio reforça a importância da execução do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), relançado pelo governo brasileiro em 2023 com meta de reduzir a dependência externa de 85% para 60% até 2050. Entre as ações previstas estão incentivos à produção nacional de nitrogenados, ampliação da mineração de potássio e parcerias com países africanos e latino-americanos.

Recomendações ao Produtor

Especialistas orientam que os produtores rurais avaliem suas necessidades para a próxima safra com antecedência, buscando oportunidades de Barter ou travas antecipadas com fornecedores. A volatilidade global deverá permanecer enquanto persistirem as tensões geopolíticas, especialmente em Regiões-chave para a cadeia de insumos agrícolas.

Fontes: StoneX, ANDA, MAPA, Bloomberg, Reuters.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *