Cenario Rural

MAPA leva projeto de R$ 11 bilhões ao Oriente Médio e Singapura em busca de investimentos de impacto no agro

Objetivo e escopo da missão

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) realizou sua primeira missão de promoção comercial focada em investimentos no Oriente Médio e em Singapura, visitando Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Cingapura. A delegação foi composta por representantes do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (coordenados por André Okubo e Thiago Arcebispo), empresários brasileiros, além de adidos agrícolas e apoio diplomático local.

Durante seis dias, foram realizadas 19 reuniões coletivas e bilaterais com importantes instituições investidoras dos países visitados. No total, os projetos apresentados ao longo da missão têm valor superior a R$ 11 bilhões.

Principais propostas levadas

Entre os projetos estratégicos apresentados estão:

  • Produção de fertilizantes nitrogenados utilizando hidrogênio verde, visando reduzir a dependência de combustíveis fósseis e insumos importados.

  • Inovação e tecnologia no agro, com investimento em cadeias produtivas sustentáveis e soluções de precisão.

  • Comercialização de créditos de carbono, como parte de iniciativas para tornar o agro brasileiro mais alinhado às metas ambientais globais.

  • Conversão de pastagens degradadas em sistemas produtivos intensivos e sustentáveis, para aumento de produtividade, absorção de carbono e melhoria na gestão ambiental.

Participantes e articulação institucional

A missão foi organizada pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, contando com apoio dos adidos agrícolas brasileiros nos países, além de diplomatas e Embaixadas. Isso reforçou as agendas de investimento como oportunidades concretas.

Além disso, em Abu Dhabi, a delegação participou do Fórum Hili, que debate temas como barreiras tarifárias, multilateralismo, mudanças climáticas e transição energética — alinhando a missão brasileira às demandas globais de sustentabilidade.

Contexto estratégico e significado

Essa missão é parte de uma estratégia mais ampla do governo para aumentar a atração de investimentos estrangeiros no agro brasileiro, abrindo novos mercados e projetos que aliam produção, sustentabilidade e inovação. Em 2025, segundo o MAPA, já foram abertos 133 mercados para produtos agropecuários brasileiros e realizadas 55 ações de promoção comercial, entre feiras e missões oficiais.

Projetos levados nessa missão espelham tendências internacionais: investidores buscam oportunidades com impacto ambiental, eficiência energética, compromisso climático — não apenas volume ou retorno financeiro imediato. Para o Brasil, é uma chance de reposicionar o agro frente às novas exigências globais.

Desafios esperados

  • Traduzir os projetos em acordos concretos de investimento que garantam prazos, rentabilidade e segurança jurídica.

  • Adaptar práticas locais para viabilizar uso de hidrogênio verde, certificação, rastreabilidade e modelos de produção sustentável.

  • Infraestrutura, logística e custos internos ainda podem representar obstáculos significativos.

  • Monitoramento ambiental, transparência de uso de solo e governança corporativa serão pontos de atenção dos investidores estrangeiros.

A missão do MAPA ao Oriente Médio e Singapura demonstra uma nova fase no agronegócio brasileiro — uma em que inovação, meio ambiente e sustentabilidade não são apenas complementos, mas frontes centrais de atração de capital e parcerias externas. Se bem executada, essa agenda de investimentos pode abrir caminhos decisivos para modernizar o setor, ampliar mercados e responder aos desafios climáticos. Agora resta acompanhar como essas propostas se concretizarão — em contratos, projetos em solo ou cooperação técnica internacional.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *