Cenario Rural

Brasil pode enfrentar colapso logístico se embargos ao frango durarem mais de 60 dias

exportacao-frangooo (1)

Com capacidade de estocagem limitada, país teria de consumir mais de 400 mil toneladas de carne de frango no mercado interno

O setor de avicultura brasileiro acendeu o alerta vermelho nesta terça-feira (21/05/2025) diante do risco crescente de um colapso logístico causado por embargos temporários às exportações de carne de frango. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), caso as restrições impostas por países asiáticos e do Oriente Médio persistam por mais de 60 dias, o Brasil terá um excedente de cerca de 400 mil toneladas de carne de frango — volume para o qual não há capacidade de armazenagem suficiente no país.

Sistema de estocagem à beira do limite

O setor frigorífico brasileiro opera com um sistema logístico ajustado à demanda externa, que absorve cerca de 35% da produção nacional de carne de frango. Com os embargos afetando importantes destinos, como Japão, Coreia do Sul e Emirados Árabes, os frigoríficos começaram a redirecionar a produção para o mercado interno — o que tem gerado um represamento nas câmaras frias.

Segundo a ABPA, os estoques refrigerados e congelados das indústrias estão operando entre 85% e 95% da capacidade. Uma permanência das restrições por mais de duas semanas pode levar ao colapso do sistema de armazenagem.

Mercado interno pressionado e queda de preços

O redirecionamento forçado ao mercado doméstico tem potencial para derrubar os preços pagos ao produtor e gerar forte pressão sobre as margens do setor. Estimativas da Scot Consultoria apontam que, caso o excedente precise ser absorvido internamente, o consumo mensal de carne de frango no Brasil teria de subir 30% — cenário considerado improvável sem estímulos fiscais ou subsídios ao varejo.

Além disso, o excesso de oferta pode gerar reações em cadeia, afetando o mercado de milho e farelo de soja (principais insumos da ração) e gerando efeitos inflacionários pontuais em outros setores de proteína animal.

O Ministério da Agricultura e o Itamaraty intensificaram negociações bilaterais para reverter os embargos, que teriam sido motivados por alegações sanitárias não reconhecidas pelo Brasil. Fontes do governo confirmam que missões diplomáticas foram enviadas ao Sudeste Asiático para tentar restabelecer os embarques ainda em maio.

Sem mercado externo, frango vira gargalo interno

A avicultura brasileira, referência mundial em produtividade e sanidade, enfrenta agora um de seus maiores desafios logísticos. A falta de armazenagem diante de um bloqueio prolongado das exportações escancara a dependência do mercado externo e pressiona o governo e o setor a buscar alternativas emergenciais para evitar desperdício, colapso logístico e prejuízos em cascata.

Fontes: ABPA, MAPA, Cepea, Scot Consultoria, Valor Econômico

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *